PERGUNTAS FREQUENTES

Fiz um donativo e não recebi confirmação

Quando é feito um donativo, em todos os formatos disponíveis (campanhas especiais com presentes, donativo simples, adoção simbólica), enviamos um email para o contacto fornecido no formulário. Quando não é recebido, pode haver os motivos abaixo:
- não entrou na caixa de entrada, mas sim no "spam", estará nesta pasta?
- o email colocado no formulário seguiu com um erro;
- se o domínio de email for antigo, pode não ser compatível com o sistema e dá erro.
Qualquer deste motivos, estamos aqui para ajudar a resolver, através do email donativos@natureza-portugal.org. 

Certificado de adoção simbólica - como funciona?

Podes personalizar o certificado com a tua própria mensagem. Esta mensagem pode ser para ti caso seja uma adoção tua, ou podes escrever esta mensagem para quem vai receber por e-mail o certificado como o seu presente de um animal adotado. 

Quando terei o certificado?

Podes decidir a data para o envio do e-mail com o certificado. Queres comprar um presente com semanas de antecedência? Também podes fazê-lo e definir a data em que desejas que a pessoa receba o presente (certificado por e-mail). É um presente de última hora e precisas enviá-lo rapidamente? Também é possível, basta escolher envio imediato.

O presente é o certificado?

Sim, estás a fazer uma doação para o planeta, animais e a nossa sobrevivência. E estás a dedicar o teu donativo a outra pessoa caso escolhas ser um presente.

O certificado enviado por e-mail contém a tua mensagem e informações sobre o animal adotado. Podes depois imprimir ou enviar a quem queres oferecer.
Quando existe um produto associado ao teu donativo ou adoção simbólica, é referido de forma clara quando escolhes essa opção e é-te enviado aquando do pagamento, como por exemplo os peluches. 

Estou a adotar estas espécies na natureza?

Estás a fazer uma adoção simbólica da tua espécie favorita, e/ou a oferecer um presente que inspira outras pessoas e ajuda a proteger o nosso planeta também. A tua doação será usada para apoiar todos os esforços de conservação da ANP|WWF. Sabe tudo sobre os nossos projetos aqui.

Porque é a adoção simbólica?

A ANP|WWF trabalha em ameaças à conservação dos animais e natureza, e restaura os ecossistemas em que vivem. O teu donativo é direcionado a todos os programas de campo, para apoiar a ciência, a pesquisa, e contribui para um futuro em que pessoas e natureza vivam em harmonia. A adoção é simbólica no sentido em que muitos animais beneficiam do teu generoso apoio.

Adoção simbólica - donativo único ou recorrente

As adoções de animais são simbólicas e baseadas em donativos únicos ou recorrentes. Os donativos recorrentes permitem uma maior estabilidade e planeamento no trabalho a ser implementado, bem como a criação de novos projetos de proteção de espécies. 

Vou receber atualizações sobre o meu animal adotado?

Iremos enviar notícias sobre todo o nosso trabalho de campo na nossa newsletter. O animal adotado é simbólico, pelo que as notícias poderão ser sobre o que escolheste, ou sobre um outro animal ou tema. E temos também convites para eventos e novidades especiais neste envio de newsletters!

Fiz um donativo com um presente mas ainda não chegou

Todos os presentes disponíveis em campanhas especiais de donativos são enviados dentro de 15 dias úteis. A morada para a qual é enviado é a colocada no formulário. Caso haja um problema com esta receção resolvemos sempre através do contacto para donativos@natureza-portugal.org.

O presente que vem com o meu donativo é urgente

Caso haja urgência no envio do prssente alocado a uma campanha, podemos ajudar se nos for comunicado através do email donativos@natureza-portugal.org e resolver juntos com as opções disponíveis nessa data de envios urgentes com custo associado. 

Como é gasto o meu dinheiro?

A vida selvagem do nosso planeta está a desaparecer rapidamente e o dinheiro do formato de donativo por adoções simbólicas, e outros formatos de donativos ajuda-nos a proteger algumas de nossas espécies mais importantes das ameaças diretas, e também indiretas, como a perda de habitat e alterações climáticas. Os donativos em todos os formatos sustentam o nosso trabalho no campo, o trabalho de educação ambiental, e o trabalho com as autoridades na promoção da consciência sobre a necessidade da convivência com a vida selvagem, mantendo um equilíbrio precioso e essencial. Entre os projetos apoiados nas várias áreas com o objetivo da proteção da biodiversidade: Vida Selvagem, Oceanos e Pescas, Água, Florestas e Alimentação.

Fiz um donativo mensal, como posso cancelar a minha subscrição?

Para cancelar um donativo mensal, basta enviar um email para donativos@natureza-portugal.org com os dados nos quais a subscrição está registada, e o cancelamento é efectuado pela nossa equipa. Sendo feito com 15 dias de antecedência do próximo débito, garantimos que o do mês que se segue já não é processado. Quando é cancelado apenas no banco, esta ordem de débito irá permanecer ativo até que nos informes do cancelamento.

O meu donativo mensal foi subscrito com a equipa de angariação e não online, posso cancelar da mesma forma?

Sim, independentemente do método de subscrição, o envio do email para a nossa equipa é o suficiente para que seja cancelado, ou suspenso. Quando é cancelado apenas no banco, esta ordem de débito irá permanecer ativo até que nos informes do cancelamento.

O meu donativo deu início com a equipa de rua, diz respeito a um animal específico?

As subscrições mensais com inscrição com as nossas equipas de super pandas que vos abordam nas ruas, em lojas, ou em visita à nossa casa, têm o formato de donativo e não estão associadas a nenhum animal em específico. Caso prefiram um donativo mensal associado a uma adoção simbólica com um certificado, este formato está disponível na nossa página de adoções simbólicas, AQUI

Qual é a política de reembolso?

Normalmente, pedidos de reembolso de donativos não são comuns, mas compreendemos que pode haver casos em que isso seja necessário. Por exemplo, se uma adoção duplicada foi configurada por engano ou um cartão de crédito/débito foi usado de forma fraudulenta, ou mesmo quando um apoiante cometeu um erro ao seleccionar as opções no nosso website. Acontece!

Como parte de nossa política de apoio à comunidade de apoiantes, envolvemo-nos com empatia e compreensão, desenvolvendo relacionamentos duradouros, leais e de confiança. Desta forma, se precisares de um reembolso do teu donativo, envia-nos um e-mail para donativos@natureza-portugal.org e a nossa equipa está sempre disponível para conversar, verificar o que aconteceu e fazer o nosso melhor para resolver de acordo com o que melhor se adequa a cada caso. Tratamos o teu pedido com a maior brevidade possível, garantindo a devolução dentro do prazo de 4 semanas. 

O meu donativo é dedutível em IRS?

Sendo a ANP|WWF um ONGD, exercendo as suas atividades na área da conservação ambiental, o seu donativo é dedutível em sede de IRS,nos termos conjugados dos artigos 61º, 63º, nº1 alíneas a) e b) e nº3 e 66º do EBF, com a majoração de 25 % das importâncias atribuídas, até ao limite de 15 % da coleta e servindo o recibo para efeitos fiscais devem ser inscritos no quadro 6B do anexo H, da declaração Modelo 3.